Flor da amendoeira

Amendoeiras em flor, uma beleza natural

As amendoeiras quando começam a florir, enaltecem a paisagem e deixam os nossos olhos fascinados com tamanha beleza natural.

Em Portugal pode afirmar-se que há a tradição da amêndoa e das amendoeiras, quer em doçaria tradicional, quer no turismo e até mesmo em lendas. No turismo, estou a recordar-me por exemplo, da rota das amendoeiras em flor.

À parte da beleza das flores e das árvores, o fruto, a amêndoa traz inúmeros benefícios à nosssa saúde, quando consumida com equibradamente.

Consegui localizar um artigo que li em tempos sobre os benefícios da amêndoa. Deixo aqui o registo, para voltar a lê-lo se necessário.

Engraçada mesmo é a lenda mourisca sobre as amendoeiras em flor do Algarve que também faço questão de guardar no garotado100. Aliás este artigo, dá uma visão alargada sobre a cultura da amêndoa e a tradição a ela associada em diversas regiões deste país.

A nível fotográfico, a flor da amendoeira faculta fotos lindíssimas, a todos aqueles que saibam verdadeiramente do ofício. Com grande mágoa minha, não é o meu caso – acrescento, por enquanto – um dia hei-de dedicar-me a isso.

Impossível seria, gulosa como sou, não fazer referência a algumas das iguarias de amêndoa que verdadeiramente aprecio e guardar as respetivas receitas.

Queijinhos de Amêndoa (Algarve)

Doce fino do Algarve

Cristas de Galo (Trás-os-Montes)

Não admira que Vincent Van Gogh se tenha sentido tentado a pintar as flores de amendoeira.

Deixe o seu comentário